Grupo Coral


HISTORIAL E FUNDAÇÃO DO GRUPO CORAL 1º DE MAIO
DO BAIRRO ALENTEJANO, DE PALMELA

Nos anos sessenta, com as dificuldades de emprego existentes por todo o país, grande parte da população residente no interior, migrou da sua terra natal para Lisboa e arredores, onde o Concelho de Palmela não foi excepção.
Com todas estas comunidades provenientes de outras zonas do país, nomeadamente do Alentejo e munícipes naturais da zona de Palmela, construiu-se a Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano (S.R.C.P.B.A.), que hoje é símbolo de uma mais valia para toda a comunidade e assim como para todos os que nos visitam.




Das comunidades provenientes de outras zonas do país que se radicaram no Concelho de Palmela, para além de construírem as suas casas, fizeram também a divulgação da sua terra natal.
A seguir ao 25 de Abril de 1974 começa-se a comemorar o 1º de Maio em liberdade. Todos os anos na (S.R.C.P.B.A.), se faz um almoço de confraternização com a população, onde a comunidade Alentejana, depois do almoço regado com o bom vinho de Palmela, canta o Cante Alentejano.



Passados alguns anos neste convívio, no 1º de Maio de 2001 juntou-se um grupo de homens e mulheres e formaram/fundaram o Grupo Coral 1º de Maio do Bairro Alentejano, Quinta do Anjo/Palmela.
O Grupo Coral 1º de Maio do Bairro Alentejano, é um grupo misto composto actualmente por 23 elementos, sediado na Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano (S.R.C.P.B.A.), Freguesia de Quinta do Anjo, Concelho de Palmela. Desde a sua Fundação, sempre teve o apoio incondicional destas entidades.


Além do seu prestígio na forma de interpretar o Cante Alentejano, também faz parte do F.I.A.R. (Festival Internacional de Artes de Rua). Neste âmbito, em 2005 estreia a peça “O Ninho” levando o Grupo em 2006 e 2007, para além das actuações em Portugal, a actuar 3 vezes em Espanha e em 2007 uma semana na Áustria com duas actuações diárias.
Em 2007 grava o primeiro CD com o título “Ninho” e em 2008 no âmbito do F.I.A.R., estreia a peça “Olhos da Terra”


O Grupo Coral 1º de Maio do Bairro Alentejano continuará a divulgar o Cante Alentejano por várias partes do País. E nesta perspectiva, está receptivo a todos os convites que lhes sejam dirigidos.
Grupo Coral


 Mais Informação 

Nome
Grupo Coral 1º de Maio do Bairro Alentejano de Palmela


Fundação
1 de Maio de 2001


Traje
Calça e colete azul, camisa branca, chapéu preto e lenço verde e vermelho debruado a amarelo


Mestre
José Calisto


Responsável do Grupo
Joaquim Maria Martins


Contactos
Tel: 212 131 546


Fax: 212 130 196


Telm: 962 936 808


Morada
Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano
Rua da Escola   
2950-528 QUINTA DO ANJO – PALMELA