História

Nos anos sessenta, com as dificuldades de emprego existentes por todo o país, grande parte da população residente no interior, migrou da sua terra natal para Lisboa e arredores, onde o Concelho de Palmela não foi excepção. 

Com todas estas comunidades provenientes de outras zonas do país, nomeadamente do Alentejo e munícipes naturais da zona de Palmela, em 1977 juntaram-se vários elementos com a finalidade de constituir uma Associação, vocacionada para a cultura, desporto e recreio, sendo formanda uma Comissão de Gestão com certidão de autorização da C.M. de Palmela, mediante isto e todo o trabalho envolvido foi fundada a 2 de Julho de 1979, a S.R.C.P. do Bairro Alentejano.



 Desde então tem crescido e sido uma referência para o nosso concelho, estando ligada ao desporto e Cultura, teve como destaque o atletismo ao longo destes anos, para além de outras actividades como a ginástica de formação, Pré-demonstração, Demonstração, Aeróbica, Judo, Teatro e um Grupo Coral, esta Colectividade tem representado o Concelho a nível Nacional e Internacional, tem sido uma mais valia para a população que nela está inserida.